Mídias sociais

► MÍDIAS SOCIAIS ► Conheça e entenda os principais tipos!


Na era da informação as mídias sociais conseguiram conquistar um grande espaço na vida das pessoas e de muitas empresas, pois demonstraram ser muito importantes tanto nas relações pessoais, como também na divulgação de uma marca, sendo capaz até mesmo de impactar diretamente nas vendas por meio de ferramentas disponibilizadas na internet.

Essa nova forma de entretenimento passou a fazer parte do cotidiano das pessoas em escala mundial já que, hoje em dia, é comum ver pessoas conectadas 24 horas por dia por meio dos dispositivos móveis.

Devido a esse grande poder de divulgação e por ter um grande número de usuários, as mídias sociais se tornaram uma poderosa ferramenta do marketing.

Portanto, é imprescindível que você fique por dentro das principais mídias sociais que existem na atualidade para que você possa avaliar e optar por uma que realmente agregue valor ao seu negócio ou que lhe ajude a alcançar os seus objetivos pessoais e profissionais.

Confira a seguir as principais mídias sociais e veja como elas podem impactar a vida das pessoas e também dos negócios hoje em dia.

 

Principais mídias sociais da atualidade

 

• Facebook

Facebook

Não há dúvidas de que a mídia social de maior destaque atualmente é o Facebook.

Desenvolvida por Mark Zuckerberg e lançada em 2004, a rede conseguiu superar outras gigantes do mercado que, inclusive, já eram consolidadas no mercado virtual como o Orkut, por exemplo.

Esse foi um grande marco desta mídia social, que logo se tornou a mais acessada em todo o mundo e chegou a bater a incrível marca de 1,5 bilhões de usuários cadastrados na plataforma.

Para você ter uma ideia do poder do Facebook no mercado brasileiro, estima-se que desse número 83 milhões cadastros sejam do Brasil.

O Facebook conseguiu inovar ao lançar a sua plataforma e conquistar os usuários.

Atualmente é difícil encontrar uma pessoa que não tenha uma conta nas mídias sociais, pois a experiência de uso é realmente muito positiva.

Além disso, muitas empresas utilizam esta ferramenta em suas estratégias de divulgação para alcançar um número maior de pessoas e assim gerar mais vendas.

 

• WhatsApp

Apesar de ser considerada umas das mídias sociais mais recentes o WhatsApp também conseguiu conquistar muitos usuários pelo mundo e tornou-se o principal mensageiro para dispositivos móveis.

Criado em 2009, o aplicativo foi lançado com objetivo de ser multiplataforma e fornece as ferramentas necessárias para possibilitar a comunicação entre pessoas ou no formato de grupos por meio de mensagens instantâneas, ligação por voz, chamadas de vídeos e outros tipos visuais de comunicação como, por exemplo, imagens.

Apelidado carinhosamente pelos brasileiros como “zap zap”, a mídia social conseguiu conquistar pelo mundo cerca de 40 milhões de usuários que equivale a oito por cento dos usuários mundiais.

 

• YouTube

Após ser adquirido pela gigante Google em uma transação milionária foram feitas diversas melhorias no sistema de vídeos que, atualmente, oferece diversas opções de monetização que, inclusive, criou uma nova profissão que é os denominados YouTubers.

Isso foi fundamental para que a quantidade de vídeos com maior qualidade melhorasse e possibilitasse que essa mídia social alcançasse a incrível posição de terceira rede social mais utilizada no mundo.

 

• Instagram

Instagram

Esta é uma das mídias sociais que possibilita o compartilhamento de fotos por meio de um aplicativo para dispositivos móveis e também por meio do seu site.

Além disso, também é possível realizar gravações de pequenos vídeos para compartilhar que pode ter a duração de até no máximo 15 segundos. O Instagram é um dos motivos que explica o fato de que todos adoram tirar fotos e também é um ótimo meio para divulgação de marcas.

O sucesso da plataforma se deve ao fato de que muitos famosos adoram a utilizar a rede social para publicar suas fotos que também podem utilizar os seus perfis para realizar campanhas para marcas que desejam pagar pela sua imagem.

• Twitter

A quinta mídia social mais utilizada é o Twitter que possibilita a troca de pequenas mensagens de até no máximo 140 caracteres que são conhecidos como tweets. O principal objetivo é passar um recado rápido e espontâneo para deixar os seguidores informados sobre um determinado assunto.


Veja também:

MARKETING DIGITAL ► 7 ferramentas que podem otimizar o teu tempo


E então, o que achou do artigo?

Dentre as mídias sociais citadas acima, qual é a que você mais se identifica e utiliza no seu dia a dia ou então na promoção do seu negócio? Tem alguma outra que você utiliza que não foi citada aqui? Conte pra gente nos comentários abaixo! 😉

Continue acompanhando o blog e siga também as nossas redes sociais para ficar por dentro e fique por dentro das principais novidades envolvendo o mercado virtual.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *